quarta-feira, 24 de outubro de 2012

As grandes mini-séries Britânicas.


War & Peace 


Mini série baseada na obra-prima de Leo Tolstoi, a série conta a história das famílias da aristocracia russa durante a época napoleônica, mais precisamente durante a invasão da Rússia pelas tropas de Napoleão. Essa invasão selou o destino dos inúmeros personagens da trama criada por Tolstói, afetando profundamente a vida, os amores, os desejos, as vinganças e a busca da felicidade de cada membro das famílias Bezukhov, Bolkonski e Rostov. Guerra e Paz foi levado aos cinemas pela primeira vez em 1915 e, desde então, várias adaptações para teatro, ópera, cinema e rádio já foram produzidas.
                                              *****************************

Bleak House

Adaptação do romance de Charles Dickens que apresenta um painel da sociedade inglesa do Século 19 desde os mais altos círculos da nobreza até as crianças abandonadas que vagavam pelas ruas sombrias da Londres. Todo esse universo humano gira em torno de um processo judicial que, arrastando-se durante muitos anos, perdeu qualquer sentido e transformou-se - no dizer de um dos personagens - num monumento ao sistema judicial inglês, ao que ele tinha de absurdo.
                                         *************************************             

Cranford

Baseada em três romances de Elizabeth Gaskell, a minissérie dramática da BBC segue as vidas e os amores dos habitantes de uma cidade do século XVIII. A chegada de um novo médico e o constante desenvolvimento das estradas de ferro são assuntos que deixam todos eufóricos.     

                               ***************************************
             

Crime And Punishment

Fiel à obra de Dostoievsky, esta adaptação situada na São Petersburgo do século XIX traz a história de Raskolnikov (John Simm), um inteligente e bem conceituado jovem estudante, que massacrado pelo mundo à sua volta, comete um assassinato para testar sua coragem e princípios.

                                          *********************************

Daniel Deronda


Daniel Deronda é uma longa e complexa pintura da sociedade provinciana em uma era de nacionalismo emergente, da Reforma, que dá início a Era Vitoriana.
Daniel Deronda baseia-se na obra de George Eliot. Tem como pano de fundo a sociedade Victoriana e é uma mistura de sátira social e procura moral.
                                           ***************************************

Great Expectations

Na história, Pip (Oscar Kennedy), um órfão de 11 anos, é amigo da cruel Estella (Izzy Meikle-Small), filha da senhorita Havisham (Gillian Anderson, de “Arquivo X”), diretora de um orfanato, que acredita que o garoto está predestinado a ter um grande futuro. No entanto, através de sua ajuda, ele se torna aprendiz de ferreiro. Acreditando que sua vida se resumirá a isso, Pip dedica-se a aprender essa profissão.

Após alguns anos, já adolescente, Pip (Douglas Booth, de “Os Pilares da Terra”) é abordado por um advogado que lhe diz ser ele o herdeiro de uma grande fortuna. Porém, Pip somente receberá a herança depois que completar 21 anos, na condição de que jamais tente descobrir a identidade de seu benfeitor. Assim, Pip parte para Londres em busca de seu futuro e na esperança de reencontrar Estella (Vanessa Kirby).
                       *****************

Lark Rise to Candleford

A riqueza dos cenários, dos figurinos e a performance dos atores nos leva à linda região rural de Oxfordshire nos idos de 1850, onde acompanharemos romances, dramas, intrigas, luta de classes entre o pobre vilarejo de Lark Rise e a próspera cidade de Candleford.
O tema central é o desabrochar da jovem Laura, moça pobre de Lark Rise, cujo núcleo se encarrega de nos divertir muito a cada episódio, que começa a trabalhar no correio de Candleford.
Adorável é o adjetivo que mais se encaixa à essa produção caprichada da BBC, que agradará a todos que valorizam histórias encantadoras e bem cuidadas.
                                      *****************************                          

Little Dorrit

Após a morte de seu pai, Arthur Clennam retorna a Londres depois de ter passado os últimos quinze na China, sem ter feito grande fortuna. Intrigado com as últimas palavras de seu pai: "Arthur, corrija-se", em seu retorno, ele decide visitar sua mãe para uma explicação. Assim em sua casa, ele conhece Amy Dorrit Arthur, que, para ganhar a vida, trabalha como empregada da Sra Clennam durante alguns dias da semana, dedicando o resto ao cuidado de seu pai orgulhoso, que está servindo uma sentença de dívida em Marshalsea Prisão. No entanto, Arthur, que suspeita que sua família tenha algo a ver com os infortúnios de Dorrit, começando a conhecê-los e torna-se amigo de Amy, que está prestes a amá-lo.      
                                              ********************************
North & South
"North and South" nos apresenta a estória de Miss Margaret Hale, uma jovem do Sul da Inglaterra que por circunstâncias familiares se vê obrigada a mudar-se para o Norte, à cidade industrial de Milton. Para a protagonista, o Sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da armonia social e do decoro, contrapondo-se com o Norte e seu ambiente sujo, rude e violento. A medida que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formção de novas amizades e uma crescente atração por Mr.John Thornton, dono de uma fábrica textil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando a madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos.
                                                  ****************************
SPARKHOUSE
                                               
                    

Adaptação moderna do romance O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), obra de Emily Bronte.
A série narra a historia do casal Carol e Andrew, proibidos de ficarem juntos pois Carol é pobre e mãe solteira, enquanto Andrew é proveniente de uma familia rica. O drama se desenvolve com a mesma intensidade que na obra original, agora com ares mais modernos, que facilitam a aceitação da obra pelo publico de hoje.
                  
                                         **************************************

The Crimson Petal and the White

“The Crimson Petal and the White”, adaptação de Lucinda Coxon da obra de Michel Faber em quatro episódios. Divulgada como um thriller psicológico intimista, a história apresenta o lado sombrio, meio gótico, da era vitoriana, onde os personagens vivem sua sexualidade, loucuras, ambições e desejos. No ano de 1874, Sugar é uma misteriosa prostituta, autodidata, inteligente e bem articulada, que trabalha para a desprezível sra. Castaway, dona do bordel, devota de Maria Madalena. Sugar mantém em segredo o fato de estar escrevendo um romance, no qual extravaza suas ideais e visões sobre os homens e a sociedade. Determinada a deixar a vida que leva, Sugar investe em uma relação com William Rackham , que é obcecado por ela. Bem sucedido homem de negócios, mas com muitas dívidas, ele deseja escapar da vida que foi construída para ele por sua família. Seu sonho era se tornar escritor, mas lhe falta criatividade. William acredita que Sugar o ama, mesmo ele sendo casado com Agnes. A esposa de William é uma mulher que sofre de problemas mentais, utilizando seu diário como forma de escapar do mundo que a cerca. Extremamente religiosa, Agnes acredita ter um anjo da guarda que a protege e que irá ajudá-la a fugir para um convento. Ela está sob os cuidados do Doutor Curlew), que parece mais interessado em agravar sua condição que ajudá-la a se recuperar. Henry é o irmão de William, um homem tímido, sexualmente reprimido, que se dedica à igreja e às obras de caridade. Através de seus sermões, consegue expressar seus sentimentos e opiniões, mas mantém uma relação reprimida com a Sra. Emmeline Fox, uma viúva, irmã do Dr. Curlew, que tem como missão ajudar as prostituas a deixarem para trás a vida que elas levam.
                                              ***************************

The Forsyte Saga

Conta a saga de uma arrogante família de aristocratas ingleses desde 1880 até a morte da rainha Vitória. Seus amores, traições, investimentos milionários, trapaças, tragédias envolvendo todos que os rodeiam. Todos que assistiram foram unânimes em relatar seu encanto com a série que se prima pela fidelidade à obra de John Galsworthy nos mínimos detalhes. Roteiro, figurino, atores, clima vitoriano numa sequência de causar inveja às melhores produções vitorianas.
                                                 *************************

The Diary of Anne Frank

"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente segui para Auschwitz e mais tarde para Bergen-belsen."exibido pela BBC em 2009.
                                                   ***************************

The Tenant of Wildfell Hall

The Tenant of Wildfell Hall é o segundo e ultimo romance da autora inglesa Anne Brontë, publicado em 1848. Conta a história de Gilbert Markham e de seu amigo e cunhado, sobre os acontecimentos que levaram a conhecer sua futura esposa.                                      
                                                    ************************

The Way We Live Now

No centro da estória está Augustus Melmotte, o filho de um financista euroupeu, cuja origem é tão misteriosa quanto seus negócios. Melmotte é cercado por um grupo de aristocratas decadentes que vêem em seus negócios uma forma de voltar à vida de luxo.
                                        **************************************

Upstairs Downstairs 2010

  Apresentada como minissérie em três episódios a nova versão de “Upstairs, Downstairs” traz a história do casal Holland: Sir Hallam (Ed Stoppard), um diplomata, e sua esposa, Lady Agnes (Keeley Hawes, de “Ashes to Ashes”). Na ala dos empregados está a governanta Rose, mesma personagem da série clássica, novamente interpretada por Jean Marsh. Situada no ano de 1936, a história é ambientada pouco antes do início da 2ª Guerra Mundial. Os tempos difíceis e o medo da guerra promovem mudanças no comportamento das pessoas, acostumadas a regalias, festas e frivolidades. O ambicioso diplomata passará por desafios políticos e econômicos enquanto que sua esposa, Lady Agnes, filha de um Conde, mantém sua determinação de fazer de sua casa um ponto de referência da sociedade britânica.

                                       ******************************

Wives And Daughters (1999)


Baseado no livro de Elizabeth Gaskell. A jovem de 17 anos Molly Gibson adora seu pai viuvo. Mas quando ele decide casar de novo, a vida de Molly é arrasada pela chegada de sua vã, invejosa e superficial madrasta. Há alguma rivalidade na forma de sua meia irmã Cynthia, que é bela, sofisticada e irresistivel para todos os homens que ela conhece.
                                              ******************************

Women in Love

Adaptação das polêmicas obras de DH Lawrence, "The Rainbow" e sua sequência, "Women in Love". A minissérie acompanha as vidas de duas irmãs, Ursula (Rosamund Pike), uma professora, e Gudrun Brangwen (Rachael Stirling), uma escultora, que vivem em Midlands. Atendendo às suas necessidades sexuais, as irmãs buscam uma relação, a princípio sem compromissos, com seus dois melhores amigos: Rupert Birkin (Rory Kinnear), um intelectual, e Gerald Crich (Joseph Mawle), um industrial, no começo da Primeira Guerra Mundial.

6 comentários:

  1. esse post é uma pérola! parabéns, adorei as indicações, já conhecia alguns (como north & south, great expectations), pq já havia lido os livros também, mas as demais já estou baixando! muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Queria muito assistir estas series mas não encontro...onde encontrar?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. algumas vc podem achar aqui para baixar: https://uksriesdownload.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. COMO FAÇO PARA BAIXAR ESSAS SÉRIES?

    ResponderExcluir